4.9.20

As Músicas de Diabolik Lovers

E aí, bacanas? Como andam as coisas aí do lado de vocês, hein? Espero que bem. Nosso aniversário foi bem divertido para mim, e para vocês? Eu gosto desses posts que me dão a oportunidade de mostrar minhas poucas habilidades no Photoshop. Inclusive, gostaria de agradecer às suas felicitações e aos presentes que ganhamos! Pois sim, você pensa o quê? O Dama de Ferro é um blog amado, minha gente. Obrigada Pamu, por sua linda plaquinha do Tamahome e da Miaka de Fushigi Yuugi (www), ela ficou lindíssima e combinando com a paleta do nosso próximo layout! E obrigada Shana, por sua plaquinha e pela lindíssima mensagem que dedicou para mim e meu bloguinho (www), fiquei emocionada <3 E sim, estaremos retornando ao tópico vampiros na TPM pelo qual o Dama de Ferro é bem famoso. A razão, em base, é que eu terminei de jogar até o Lost Eden fazem alguns meses, e li os guias do Chaos Lineage - essa experiência, como um todo, me deixou feliz e mais animada com a franquia. À partir do Dark Fate, Diabolik Lovers muda um pouquinho o foco e a abordagem de suas histórias, dando mais enfoques à certas problemáticas mais interessantes do que romances abusivos sem pé nem cabeça. Inclusive, se você quiser ignorar os dois primeiros jogos e começar logo do Dark Fate, vai na fé, eu recomendo. No entanto, o assunto de hoje não é sobre o game, mas sim sobre as tão famosas, tão maravilhosas músicas de Diabolik Lovers. Acho que desde antes do hiatus estou devendo este post, então vamos logo tirar nosso atraso >>>

  • 》UMA RÁPIDA INTRODUÇÃO
Quem leu o último post em que eu falei de Diabolik Lovers certamente lembra da parte em que eu disse "Os direitos dos personagens são  da Rejet", não lembram? Pois bem, a Rejet é uma empresa que, além de trabalhar na parte dos games, investe pesado em mídias de áudio, tanto é que, se você for agora olhar o catálogo da empresa, vai perceber a quantidade gigantesca de CD's Drama, singles, EP's e álbuns que eles tem. Falando especificamente de Diabolik Lovers, além dos buzilhões de CD Drama e das várias linhas diferentes (ZERO, Bloody Bouquet, Versus, Para-Selene, Born to Die, etc), existem as músicas, que juntando anime, games e demais músicas solos e versus dos personagens, já estão na casa das cinquenta. Parece pouco, mas levando em conta o intervalo entre os lançamentos e a forma que os mesmos são feitos, é coisa pra caramba. Além disso, as músicas são todas cantadas pelos seiyuus de cada personagem, e todos eles têm vozes muito boas, vale pontuar. Inclusive, caso você se interesse, eu tenho todas as músicas baixadas em boa qualidade, então, só deixar aí nos comentários que você quer e eu dou um jeito de mandar, sim? Assim sendo, vamos começar.

OBS. Eu não sei se eu deveria estar contando disso, mas, por via das dúvidas, estejam avisados: a maioria das músicas (ainda que não todas) possuem sons de mordidas e chupões ao longo da canção, então, caso isso lhe incomode, você já sabe. Além disso, bom ressaltar que a letra de algumas delas (uma minoria) pode causar um certo incômodo.

  • 》REDRUM, DIE IS CAST, Luv Apple Juice e Camouflage.
(Link Para Playlist) Eu não consigo agradecer a Rejet o suficiente por ter presenteado a nós, pobres mortais, com a oitava maravilha do mundo que é essa linha de Versus Songs. Sério, são seis músicas cantadas por duplas dos personagens, e cada lançamento se provou ainda melhor que o anterior. Minhas favoritas, no entanto, são essas aí do tópico. À começar por REDRUM - minha favorita absoluta, praticamente a música tema do Dama de Ferro. Pegaram meus dois personagens favoritos de Diabolik Lovers (Subaru e Ayato) e colocaram numa música perturbada, dançante e viciante - engraçado, igualmente aos personagens intérpretes. Ter Hikaru Midorikawa e Takashi Kondo cantando nas músicas dos jogos já era bom, mas aqui ficou melhor ainda. DIE IS CAST é outra pérola, consigo facilmente imaginá-la como uma música do Dreamcatcher - o que faz todo sentido, afinal, o Mukami Kou (V.A. Ryohei Kimura) é um idol. Eu não consigo explicar o quanto o contraste entre a voz dele e a do Yuma (V.A. Tatsuhisa Suzuki) deu certo aqui, só vocês ouvindo pra entender. Luv Apple Juice é a Versus Song do Azusa e do Ruki. Da parte do Ruki eu não tenho muito o que falar, pois por mais que eu ame os trabalhos do Takahiro Sakurai, nas músicas de Diabolik Lovers ele não canta, ele recita - coisa que eu nunca entendi, só aceito. A estrela dessa música, porém, é o Daisuke Kishio - a voz cantada desse homem é um negócio absurdo, extremamente agradável de ouvir, e combina demais com o ritmo dessa música, que vicia num nível que olha... Sem condições. Por último, temos um combo de dois intérpretes que me conquistaram pelo ouvido: Raito (V.A. Daisuke Hirakawa) e Shuu (V.A. Kousuke Toriumi). A voz de ambos os V.A.'s é ASMR puro, e essa música é muito bem feita. É a última da linha versus, e podemos dizer que fechou com chave de ouro!

  • 》Parhelion Logic

Parhelion Logic é a única ending de Diabolik Lovers que eu realmente gosto, e ela pertence ao primeiro game, Haunted Dark Bridal. A tradução do título é "A Lógica do Parélio", e eu tenho quase certeza que você nunca ouviu esse termo na vida, mas vamos tentar explicar. O Parélio é um fenômeno óptico que costuma ocorrer em locais que nevam muito, onde a luz solar é refratada nos cristais de gelo da atmosfera e forma uma espécie de "auréola" em torno do sol, desse jeito (www - www). Essa música é cantada somente pelo Ayato (V.A. Hikaru Midorikawa), e a relação entre letra e título é algo bem subjetivo, nem um pouco claro, mas vamos tentar entender. Se você não sabe, a Yui, nossa protagonista da história, possui o coração da Cordelia em seu corpo, a mãe abusiva dos trigêmeos Ayato, Kanato e Raito, o que a torna alguém muito requisitada se é que vocês entendem entre os vampiros de todo o plot. Apesar de todos os filhos dessa mulher tenham sofrido nas mãos dela, o único que a odeia com veemência é o Ayato, principalmente por ela ser incapaz de dar amor à ele, que sempre fez de tudo pra ser o melhor em função de agradá-la, só recebendo mais cobranças e agressões de volta. Essa situação toda culminou nele assassinando a Cordelia. Ele não é um cara que processa bem sentimentos afetivos, e costuma se aproveitar disso pra ser bem pervertido não pior do que o Raito, mas minimamente parecido. No entanto, quando a Yui aparece e, por algum motivo que eu tento entender até agora, eles se apaixonam, muita coisa começa a entrar em conflito e quebrar na cabeça dele, o que é melhor explorado no Dark Fate e, principalmente, no Lost Eden. Essa música tem uma letra melancólica, beira o puramente triste, e pode muito bem representar uma fala dirigida tanto para a Yui quanto para a Cordelia, e é aí que essa música me ganha, pois o Parélio acaba se tornando uma metáfora para essa situação da Yui, com relação à ele e à mãe dele. É uma das poucas músicas que não tem som de chupão ou monólogo nela, vale comentar.

  • 》Midnight Pleasure, Guilty x Guilty, Fanatic of Night e Bad Howling.
(Link Para Playlist) Eu gostaria de comentar de todas as openings dos games, mas como sou tagarela e são muitas, separei minhas quatro favoritas. Midnight Pleasure, OP do HDB, é simplesmente viciante, é marcante e praticamente um símbolo da franquia - tanto que foi usada nos primeiros PV's do anime Deus pai, até me benzo. A letra, grande surpresa, é basicamente os vampiros falando que vão cercar a heroína e sugar do sangue dela até secar. Que tipo de música você esperaria ver vampiros cantando? Guilty x Guilty é outra preciosidade, não me cabe o quanto essa música é viciante. Digo que ela é boa na mesma medida em que seu jogo, Dark Fate, é. E uma coisa à se destacar de toda essa primeira leva de openings do Diabolik Lovers é que elas eram cantadas pelo meu trio favorito do jogo: Ayato, Subaru e Shuu. Inclusive digo que os seiyuus deviam formar a própria banda e cantar outros anisongs pra nós. Fanatic of Night vem do game spin-off Lunatic Parade, e vai numa sonoridade mais pop - outra canção que poderia muito bem ser de K-Pop - e é cantada por todos os membros da família Sakamaki. Recomendo fortemente que escutem, sob o famoso alerta dos chupões. Por último, temos Bad Howling, do game Chaos Lineage (o mais recente da franquia), sendo cantada por Ayato, Shuu e Mukami Kou. Resumindo a situação do jogo, houve uma grande bagunça no universo dos nossos vampiros, onde todos os membros das famílias tiveram suas memórias apagadas, foram misturados e distribuídos entre Violets melhor família, Reds e Oranges, e cabe a nossa heroína e ao nosso mocinho se livrarem dessa confusão. Tanto no caso do jogo como da música, eu não estava dando nada de nada - e em ambos os casos, paguei com a língua. Primeiro que o jogo conseguiu ser uma grata surpresa Melhor que o Dark Fate? Nem em sonho, e a música, depois de um tempo, levou uns dez repeats por dia. Vivendo e aprendendo, né não?

  • 》Farewell Song


Farewell Song é a música do Shuu para a primeira linha de singles do Diabolik Lovers, a Character Song. Em verdade, todas as músicas dessa linha são muito boas, bem únicas e remetendo bem à cada personagem intérprete, desde a bizarra "Kirisaki Carnival" do Kanato até a fantástica "A Certain Prediction of Fate" do Reiji. No entanto, dessas seis primeiras, essa canção em particular chama a atenção, por ser a que, na minha opinião, mais remete ao personagem. O Shuu é um personagem querido por praticamente todo mundo que jogou os games, principalmente por ser o único realmente de boas entre os Sakamaki. Ele é tranquilo, passa a maior parte do tempo dormindo, escutando música ou os dois ao mesmo tempo, e detesta ser perturbado. Sendo o irmão mais velho da família, ele sempre foi obrigado à cumprir as obrigações ligadas à ser o primeiro filho do Karlheinz, obrigações essas que ele nunca pediu pra ter. Nesse meio tão caótico e sufocante, ele acaba, por coincidência, conhecendo um humano chamado Edgar, com quem acabou construindo uma forte amizade. Esse relacionamento, porém, culminou na morte do Edgar (que depois descobrimos que virou o Mukami Yuma, inclusive os dois viram amigos novamente nos últimos jogos), o que fez o Shuu se fechar sentimentalmente para o mundo. Quando, eventualmente, ele se apaixona pela Yui, muito dos medos que ele adquiriu com a morte do Edgar ressurgem e o perturbam, de que ele possa ferí-la, machucá-la, e ele não quer isso. Faz-se nele, então, uma vontade enorme de fugir, de abandoná-la e protegê-la dele próprio - e é sobre esse sentimento que é essa música. Ela é muito bonita, tanto em letra quanto em melodia, e a voz do Kousuke Toriume caiu como uma luva. Existem alguns versos dela que moram no meu coração, como a "Se eu rezar ao vento, meus sentimentos vão te alcançar?". E podem escutar ela de boas, graças à Deus não me enfiaram nenhum efeito sonoro escroto pra quebrar o clima tão leve dessa música.

  • 》Mr. Sadistic Night e Kindan no 666


Eu não vou nem me estender muito - vocês só precisam saber que ambas as músicas são as openings dos animes, e que junto dos seiyuus são as únicas coisas que se salvam nesse par de tragédias. A primeira, cantada pelo Shuu e pelo Ayato, tinha tudo pra ser mais apreciada se a droga do anime fosse bom. Vejam bem a pegada dessa música! Ela empolga e dá a vibe perfeita de uma pessoa desavisada entrando em uma mansão cheia de vampiro porra louca. Kindan no 666, cantada pelo Azusa e pelo Kou, é outra peça extremamente viciante, cantada pelos meus Mukamis favoritos, então né, nem preciso dizer mais nada. Só escutem e lamentem junto comigo.

  • 》Ai no Ori


Na terceira compilação musical de Diabolik Lovers, o "Bloody Songs - Super Best Vol.3", estavam as seis faixas do selo "Versus Song" (os que eu mostrei no primeiro tópico), a opening e a ending do Lunatic Parade. Oito músicas. Eles tinham que pôr mais faixas, senão não dava pra vender como um álbum completo, e eles não quiseram esperar o lançamento do Lost Eden pra colocar a OP e ED dele aqui. O que eles fizeram, então? Produziram outras três faixas no mesmo sistema do Versus Song, só que apenas com os irmãos Sakamaki. Eu poderia falar de Zettai Kando Libido aqui, que é uma música perfeita, com zero defeitos, cantada pelo Shuu e o Reiji - sim, os dois mais velhos. Agradeço à quem teve essa ideia. No entanto, eu não acho que ela seja tão bacana em letra quanto Ai no Ori é, e isso só ganha mais significado pelos seus intérpretes: Raito e Ayato, coletivamente os mais odiados dentre os Sakamaki. Ou pelo menos assim deu pra perceber por comentários que vi internet à fora. As pessoas apontam as mesmas problemáticas para os dois, e honestamente, conhecendo-os como eu os conheço, sequer tenho condições de negar essas afirmações. Mas, um ponto importante desses dois é: ambos mudam muito depois de um tempo, principalmente no âmbito sentimental da coisa. Pessoalmente, sem esquecer das óbvias coisas horríveis que eles fizeram, gosto de ver o crescimento de ambos, e como eles aprenderam à lidar melhor com seus lados sentimentais. E é isso que essa letra me passa, um sentimento melancólico de duas pessoas que se confrontam com a paixão, com o amor. Lindo demais, né? (e gótico também, não posso deixar de destacar). Um último detalhe que eu gostaria de comentar é que, por algum motivo, o começo da música parece um arauto da abertura dos portões do inferno. E depois começa um rock emo.

  • 》Q.E.D.


"Quod erat demonstrandum", ou "Como se queria demonstrar" é um termo matemático utilizado ao final de certos cálculos matemáticos demonstrativos. E virou uma música do Diabolik Lovers. Do Raito. Big brain energy, fellas. O single anterior do Raito foi a infame Bloody Sabbath, que eu gosto bastante, mas não sei se recomendo. Por via das dúvidas, escutem, vão na fé. Assim sendo, eu não esperava que essa música fosse o que ela é, com uma letra bem sentimental e esse pianinho delícia que toca ao longo da música - remetendo à uma particularidade do Raito, que toca piano. Existem muitos outros singles da linha "MORE, Character Song" que são sensacionais, como "Arcadia" do Ayato, "Grateful Dead March" do Kanato, "Seiron Syndrome" do Yuma, "KILLYOU, Again" do Azusa, mas nenhuma foi tão tocante quanto essa. Eu não posso falar com muita propriedade sobre ele, pois creio que ele se encaixe no tipo de personagem que, como o irmão, precisa ter todas as suas rotas jogadas pra ser compreendido de fato. Te falar que eu tenho até certo medo de jogar a rota dele, por mais que o personagem seja interessante e sem dúvidas muito carismático.
EXTRAS
  • ↬ Os irmãos Tsukinami apareceram bem pouco aqui, mas os poucos duetos que a dupla tem são simplesmente excelentes. Podem escutar S.O.S Ato, Kessen no Dies Irae e Operation X sem medo de serem felizes;
  • ↬ Provando que os humilhados um dia serão exaltados, Sakamaki Reiji encontrou o momento ideal de brilhar na linha mais recente de singles dos Diabolik Lovers, as Sadistic Songs. Honestamente, a grande maioria dos lançamentos foram bem mornos, mas Mr. Butterfly Mask é uma excelente música de fritação. Meu sonho é ver algum MMD com os vilões de JoJo dançando essa música (até porque o seiyuu do Diavolo é o mesmo do Reiji);
  • Wanna - If You're Diablo é uma música dos irmãos Mukami, mas que poderia muito bem ter saído do Born this Way (sim, o álbum da Gaga). Acho válido recomendar por esse motivo e pela letra, que é fenomenal;
  • ↬ Faz tempo desde que escrevi esse post, então não inclui Tokoyo KNOW UNDERSKIN ali nas minhas openings dos games favoritas, pois só recentemente reconheci a qualidade da música. Estarei deixando ela aqui, caso alguém queira testar e ver se gosta de primeira dela.

Ufa, acabamos. Se leu e escutou tudo aqui, você ganha meu respeito e os mais sinceros parabéns. Um xero e até a próxima  <3

Um comentário:

  1. Nhoi Lives <3

    Menina, tome aqui minha admiração por fazer posts tão grandes e trabalhados, tu merece, toma aqui * entrega * Also, adorei a festinha, minhas plaquinhas, SEU DESIGN TÁ MARAVILHOSO YOU NICE KEEP GOING! E fico feliz que gostou do presentinho ♥

    Acho que se tem algo que japoneses sabem fazer, é vender coisas. Acho que é comum seiyuus fazerem músicas (eu AMO os duetos da Louise e do Saito, da Meimi e do Asuka Jr, que delicinha <3), principalmente "Música tema do personagem" quando saíam os soundtracks - não sei se o costume continua, pq não sei como anda esse nicho com a popularização dos streamings online. Mas eu notei que tem um montão de anime com o traço parecido com Diabolik Lovers que tem CDs e várias músicas, se pá é tudo dessa mesma empresa e eu só não sabia. Acho que seiyuus são bem talentosos por conseguir atuar na dublagem e ter que cantar também (meu eterno respeito a Megumi Hayashibara e Rie Tanaka, rainhas cantouras dos animes).

    MANA DO CÉU, SONS NO MEIO DAS MÚSICAS! Quando eu ouvi Nurse's Office da Melanie Martinez eu precisei fechar. Não deletei do computador pq quero ter o álbum bonitinho, mas QUE AGONIA, DEUS DO CÉU! Não consigo. O simples fato de ter vários ruídos e as vozes mudarem de lado no fone do ouvido em Mr Sadistic Night me deixou incomodada, imagine o resto. E os ruídos no começo de Ai no Ori? Me dá uma sensação péssima, HUAHUAHSUHSUAHUH!
    Mas isso me fez lembrar de uma época em que a nova moda era alguns seiyuus gravarem audios onde eles "deitavam" com as fãs (os personagens, no caso) e iam conversando ou cantando pra ninarem elas pra dormir. Acho que é tipo as interações que a gente tem no kpop, de tipo o idol fazer lives, falar que as fãs são suas namoradas - no Japão acho que os personagens 2D pegam mais esse papel. Sei lá, brisei mesmo.

    Beijos Lives <3

    ResponderExcluir