30.7.20

Hina-chan Indicou, Eu Li

E aí, moçada? Gente do céu, eu vou aproveitar o momento "introdução que ninguém lê" pra fazer um pequeno desabafo. Euzinha, a fã cadelinha de Banana Fish, comprei minha edição brasileira na pré-venda, e isso foi logo nas primeiras semanas, pois dei a sorte de pôr a mão num dinheirinho maroto. A questão é: faz seis dias que a pré-venda acabou e o raio do produto não foi enviado. Tá certo que ainda está no prazo de envio a Amazon me deu até dia 19/08 pra entregar, mas tendo em vista algumas coisas que estão acontecendo com as pré-vendas da Panini, eu estou um tanto de nada preocupada. "Mas Lives, que coisas?". Se vocês foram agora na página da edição deluxe de Vinland Saga na Amazon, vão ver do que eu estou falando. Eu fiquei sinceramente assustada com a quantidade de comentários falando que não tinham recebido, que deu gás com quem comprou na pré-venda, enfim. Vou reunir toda a paciência possível até dia 19, rezando de pés juntos pro meu bebê amarelinho chegar. Inclusive, foi o primeiro mangá japonês que eu comprei na vida, acreditam?

Bem, indo para o que interessa, o post de hoje é muito especial, pois vai ser dedicado à raposinha sensual, à mulher disseminadora da palavra shoujeira, à pioneira na profissão "fã de 2D cabeludo", Hina-chan! Antes de mais nada, é interessante explicar que esse post surgiu por dois motivos: 1) Minha incapacidade de catar os posts dela na blogagem da minha história na blogosfera, sendo que ela lembrava de mim em um monte de post; 2) O monte de mangá legal que li por indicação dela. Além disso, são mangás que, creio eu, não sustentariam um post próprio, e que dificilmente eu vou ter espaço para falar deles. Entendido, galerê? Então, só bora >>>

INU X BOKU SS
Esse é daqueles mangás que eu passei anos enrolando pra ler, mas acabei lendo, afinal de contas. A premissa é simples: Shirakiin Ririchiyo, membra do clã Shirakiin, é enviada para morar na Maison de Ayakashi e ficar sob a tutela do tão famoso serviço secreto do lugar.  Detalhe: todos nesse lugar são descendentes de criaturas sobrenaturais, incluindo a própria Ririchiyo. Dentre os outros moradores do Maison de Ayakashi está o guarda-costas de Ririchiyo, Miketsukami Soushi, um cara deveras masoquista que admira muito a Ririchiyo e que sempre coloca ela no topo das prioridades, em detrimento, inclusive, das próprias necessidades. Nem preciso dizer que vai sair um romance daí, né?Meu primeiro contato com Inu X Boku foi através da animação. Como a boa jogadora de Amor Doce que eu era, vi várias vezes o Miketsukami ser comparado visualmente ao nosso querido Lysandre, mas o que me convenceu à assistí-lo foi sua opening, "Nirvana". Inclusive, bom citar, acho essa música ótima até hoje. A one-cour do anime só cobriu a parte inicial da história, mostrando o desenvolvimento do relacionamento entre Ririchiyo e Miketsukami - que são os poucos momentos água com açúcar do plot. Depois daí, a autora dá início à uma desgraceira digna de aplausos, onde ninguém, repito, ninguém está à salvo. As escolhas da Cocoa Fujiwara podem parecer abruptas, mas se você prestar atenção, vai perceber que desde o princípio tinha alguma coisa estranha no ar. Além do mais, é esse diferencial que torna a história impactante e, de certo modo, única. Pelo menos eu não lembro de nenhum shonen indo nessa linha. E sim, é um shonen, ou pelo menos assim é dito no MAL.

Eu achei uma história divertida, e por mais que o plot da segunda fase pareça confuso, se você se esforçar um pouquinho consegue entender. Os personagens secundários são simplesmente maravilhosos, todos são bem carismáticos e memoráveis, dadas suas particularidades bem exótica eu nunca mais verei pessoas do mesmo jeito depois do Kagerou. Apesar dos meus elogios, existem algumas coisas que valem à discussão nesse mangá, como o fato da autora gostar bastante de explorar os detalhes do corpo da Ririchiyo e o próprio romance dela com o Miketsukami, sendo que ele tem 22 e ela tem 15. É uma relação bonita sim, mas não podemos deixar de conversar sobre esses sete anos de diferença aí, principalmente pelo fato da menina ser uma fucking menor de idade. Como essa conversa é longa, vou deixar um post da Hina-chan problematizando esse e outros shojos (www), pois a minha opinião e a dela são bem similares. Sabendo disso, você pesa aí na balança se vale à pena ler ou não. Na minha opinião, apesar dos notáveis poréns, é um bom mangá com bons plot twists, que valeu à pena a leitura com toda a certeza.
KAMISAMA HAJIMEMASHITA
A história da vez segue Nanami Momozono que é uma grande Momozona, que foi abandonada pelo pai, depois do sujeito fugir da cidade por não ter como pagar suas dívidas. Despejada da casa em que morava, ela topa com um homem chamado Mikage, à quem ela ajuda e é recompensada com um novo lar para morar. Esse lar, no entanto, é na verdade um templo, e ela se tornou a nova deusa daquele lugar. Dentro do templo, vive o familiar de Mikage, Tomoe, que simplesmente se recusa à servir à qualquer um que não seja o seu antigo mestre. Entre trancos e barrancos, Nanami vai ter que sustentar essa situação toda e ainda tentar ser uma estudante normal.

Eis o mangá que todo mundo gosta, e se a pessoa não gostar, definitivamente o problema está na pessoa e não no mangá. Sério, tem como não gostar de Kamisama Hajimemashita, com sua protagonista maravilhosa, o boy raposa cheirosíssimo, e seus secundários tão cheirosos quanto? Eu não lembro de defeitos dessa história, com a maior honestidade. Apesar do tamanho considerável  25 volumes e você que lute, até o último momento essa história te mantém vidrado, e quando você acaba, fica aquele famigerado gostinho de quero mais. A Nanami é uma mocinha sensacional, que te faz rir e te deixa com orgulho por sempre enfrentar as frescuras do boy magia de frente. O Tomoe, inclusive, é um show à parte. Se no começo você fica com um pé atrás pelo temperamento difícil que ele demonstra ter, no restante do mangá você só quer pegar ele e a Nanami, trancar num potinho de purpurina amarela e proteger de todo mal. Inclusive, vamos parar para falar de algo muito importante: Tomoe do cabelão (www - www - www). Isso é muito importante de verdade.

Escrevendo esse tópico, inclusive, eu fui atrás de imagens do mangá, e uma sensação muito gostosinha de quentinho no coração veio - e com ela a famosa vontade de reler. Quem sabe? Provavelmente essa foi a indicação da Hina-chan que eu mais gostei até o presente momento.
MARS
Duas pessoas extremamente opostas. Assim são Kira, uma jovem cheia de conflitos interiores, tímida e introspectiva, e Rei, um sujeito bem arrogante, que é o típico rebelde "sem causa", que adora participar de corridas de motos. A menina, com uma veia artística para desenho, acaba encantada pela visão de Rei beijando uma estátua de Marte (equivalente à Ares, Deus da Guerra), e termina convencendo-o a posar para ela. Daí pra frente, você vai se deparar com um enredo sensível, que sabe dosar drama e romance com uma pitada de comédia inclusa.

Eu não sei bem o que eu esperava de Mars, mas ele é, sem dúvidas, um shojo inesquecível - e infelizmente pouco falado. Seus dois personagens principais, cada um à sua maneira, são apaixonantes, carismáticos, e é difícil não torcer pelo casal. Sério, foca nesse mulherão (www), nesse homão (www), e nesse casalzão (www - www). Outro ponto interessante é que ambos possuem uma relação intrínseca com suas paixões desenho e motos, que fazem parte da inserção de um na vida do outro e vice-versa, bem como são a porta de entrada para os problemas pessoais desses personagens. Problemáticas essas que incluem suicídio, abuso sexual e doméstico e como suas vítimas enxergam essa situação - e é aqui que se dá aquela sensibilidade que citei no princípio do tópico (fica alerta de gatilho, inclusive). A Kira é uma grata surpresa nessa demografia que está lotada de protagonistas resumidas à sentenças depreciativas e/ou nada animadoras - pois apesar de suas dificuldades, ela progride muito nos 15 volumes de Mars. Além do plot, uma coisa bem inusitada aqui é que, apesar dos personagens carregarem nomes japoneses, a história em si é bem ocidentalizada, com os personagens indo pra escola com roupas normais e a ambientação das ruas sendo bem "americanahs". Quem gosta de shojo e de um bom romance, onde o casal cresce junto e um ajuda o outro à superar suas dificuldades, essa história aqui é um prato cheio! Digo inclusive que, se Kamisama Hajimemashita é meu TOP 1 indicações da Hina-chan, Mars é meu TOP 2.
ES: ETERNAL SABBATH
Da mesma autora de Mars, Eternal Sabbath é uma ficção científica seinen com algumas muito boas pitadas de romance, que foca em questões genéticas e discute alguns aspectos da humanidade no processo. Nosso protagonista, Ryousuke Akiba, carrega consigo um gene de nome ES, que tem relação com suas habilidades telepáticas. Durante um assalto, ele acaba conhecendo a doutora Mine Kujou, e os dois acabam tendo que trabalhar em parceria para resolver crimes brutais que estão sendo cometidos por uma pessoa como Ryousuke: um indivíduo com o gene ES.

Eu acho que não tenho palavras o suficiente em meu vocabulário pra explicar minha surpresa com o fato desse mangá não ser muito conhecido. É um caso similar à Mars, ambos são obras que tem tudo pra serem amadas pelo público, mas se não fosse a Hina-chan, provavelmente eu não saberia da existência dessa história. No decorrer do plot, nós percebemos o cuidado que a autora tem com aspectos teóricos da genética, o que concede um ar de realidade maior à sua proposta. Para além da ficção científica em si, Fuyumi Souryou ainda insere discussões muito pertinentes em seu argumento, das quais, em minha opinião, se destaca o segmento que comenta sobre maternidade e aborto. Eu não lembro de ver outras obras japonesas realizando essa discussão da forma impactante e sensível que acontece aqui. Existe também uma ampla discussão sobre o que nos faz humanos, bem como as possíveis ambiguidades do termo "humanidade", e a autora se vale de muitas situações incômodas para expor seus questionamentos. Aqui acolá, nos deparamos com algum furo ou uma conveniência, mas, pessoalmente, não foi algo que me incomodou. Os personagens aqui são outra descoberta maravilhosa - a Mine é uma mulher foda, extremamente capaz nos seus trabalhos científicos e corajosa o suficiente pra peitar as situações bizarras que vão acontecendo conforme ela se aprofunda nos crimes que está investigando. Já o Akiba ou Shurou é um maravilhoso, é impossível não se apaixonar por esse lado misterioso e carismático dele. O casal que vai se formando aqui, então? O verdadeiro significado de power couple. O vilão, cuja identidade pode ser um spoiler, é muito bom também - tanto por ser uma figura pouco óbvia nesse tipo de narrativa, quanto por nos dar uma constante sensação de estranheza. Uma pessoa assim não devia ser capaz de realizar tantos massacres. Pra quem estiver interessado, nem precisa hesitar - vai atrás que vale à pena. Recomendo de coração aberto.

Beleza pessoal, esse foi o post de hoje. Espero que tenham gostado, perdoem pelo post gigantesco, mas eu realmente precisava comentar esses mangás. Acho que, à essa altura, só falta NG Life, Akatsuki no Yona e Uraboku da lista "Recomendados da Hina-chan". Se ela der sinal de vida aqui, prometo fazer uma parte dois desse post com os mangás restantes quando eu ler. Um xero e até a próxima  <3

6 comentários:

  1. Obs: É a Hina-chan de novo kkk (se o meu comentário estiver duplicado é pq deu bug aqui e se não tiver nenhum comentário é pq deu ruim kkkk)

    Kiss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá... Acho q deu ruim, então vou publicar pela trilhonesima vez kkkk

      .
      .
      .

      ~OBS: É A HINA-CHAN AQUI, se meu perfil estiver como anônimo é pq bugou meu login pelo cel (e sim, ainda tô sem notebook #rip)~

      Ah, provavelmente o comentário vai tá + bugado e abreviado q o normal, mas é pq tô pelo cel

      ENFIM, YOOOOOO LIVES! QUANTO TEMPO SEM DAR UNS ROLÊS POR AQUI! Ok, primeiramente sobre BF, eu até vi umas tretas de longe sobre a entrega dos mangás, mas nem sei exatamente como tá a situação, aliás não o atraso não poderia ser também por causa do corona??? Pq aqui na minha cidade algumas lojas tão com o estoque atrasado por causa dos correios e coronga. Enfim, espero teu mangá xeiroso chege logo!

      OK, AGORA VAMO PRO SURTO!

      Inu x Boku SS: Mano, o anime dá uma enganada fudida na gente! A pessoa pensa q só vai ser zuerinha e romance e PAH! Desgraça pra tudo quanto é lado! Eu nem acreditei no q eu tava lendo quando fui pro mangá pq a narrativa mudou total! Mas no fim, é como tu disse: Desde o início sempre teve um clima estranho, tipo o fato deles se protegerem tanto na mansão, o fato de terem guarda costas pessoais, toda a segurança do local, o fato de não saírem a noite... Tudo isso já era um indicativo, mas como o foco do anime era romance e comédia bizarra, pensei q ficaria por aí mesmo.

      E sim, o romance é algo a ser pensado, pq no fim de inocente o Mike não tem nada! Ele sabe muito bem como "as coisas funcionam" e ele tem muita lábia pra conseguir levar as pessoas na conversa dele, e conseguir o q quer, então aí teria uma pontinha pra uma relação tóxica (coisa q felizmente ñ ocorre, mas q é um ponto a ser pelo menos obs). Ah, e tanto no anime quanto mangá eles meio q apelam pra uma vibe + loli da Riri e da Karuta, sempre rolava uns fanservice com elas. No meu caso eu ainda consegui deixar isso de lado, pq algumas vezes também ia pro lado do alívio cômico, daí até vai (tipo, nunca era o Mike com tara e forçando a barra nas minas)

      Excluir
    2. Mas num geral, é um anime mó gostosinho de ver (acho mó fofo o final do anime com o Mike dizendo q o sonho dele era ter uma família) e um mangá q te destrói completamente kkkk Nossssa, quando eu vi q geral morreu e só o Sorinozuka tinha ficado vivo, daí ele comenta q tentou seguir com a vida mas ñ deu...PQP SAÍ DESTRUÍDA! Ou então o Mike tentando ter uma relação com a Riri, mas ela se lembrava da vida passada e via q o Mike de agora era diferente e ñ era o Mike q ela amava.... CARALHO! CHOQUEI DEMAIS COM TUDOOOOO!

      P.s: Kagerou melhor de todos! Kkk

      KAMISAMA HAJIMEMASHITA: Nossa, e tu acredita q eu fui ver o anime já pensando em dropar!? Kkkk No início achei meio estranho o design dos personagens, daí fui ver só pra ver mesmo e PAH! CAÍ DE CABEÇA! Meu senhooorrr, só eu sei o quanto de tsunderismo do Tomoe eu aguentei e em quantos buracos da internet eu procurei o mangá em br até uma scan terminar de traduzir! (Obrigada Toshi Wa Yume).

      Enfim, eu me lembro q logo de cara eu amei a Nanami pq ela dava cara a tapa, pois na época protagonista mais ativas ainda eram raras (tipo, na época eu só conhecia a de Maid sama), então ver a Nanami se pegando no pau com o Tomoe e fazendo o que dava na telha foi muito bom shaushaushau E melhor ainda era ver o Tomoe tentando pagar uma de indiferente, mas não podia pousar uma mosca perto da Nanami q ele corria desesperado, principalmente depois q surgiu o Mizuki.... ADOREI VER AQUELA COBRINHA BOTANDO LENHA NA FOGUEIRA E AINDA SENDO CONSELHEIRO AMOROSO DO TOMOE! Achei, legal como eles começaram como "servos rivais" e no fim, se tornaram uma família junto com a Nanami (mas confesso q sempre morri rindo das brigas deles, adorava ver eles se pegando no pau shaushauhsa)

      Também achei mó daora toda a parada de viagem no tempo e passado! Tipo, sempre fiquei me perguntando pq o Mikage era tão de boas com tudo, pq ele ñ se movimentava em relação ao tomoe e o templo e PAH! O CARA JÁ TAVA SABENDO DE TUDO E SÓ TAVA ESPERANDO O TEMPO RESOLVER AS COISAS!....E NOOOSSAA CHOREI HORRORES COM A MORTE DA YUKIJI, ela dizendo q queria ver o filho crescer, daí ela vê as gerações passando até chegar na Nanami... CHOREI MUITO!

      Enfim, vou terminar o comentário por aqui. Amanhã venho fazer a parte 2 kkkk (aliás eu jurava q tu é quem tinha me recomendado mars e eternal shaushausha então eu devo ter ficado sabendo pela Shana!????)
      Kiss

      Excluir
  2. VOLTEI PRA TERMINAR O COMENTÁRIOOO O/

    MARS: Eu me lembro q a minha maior surpresa foi com a Kira, pois no início ela era o esteriótipo da garota tímida e frágil, porém com o decorrer ela foi mostrando quanta garra ela tinha! Eu amei ver ela peitando aquela guria que ficava bulinando ela por causa do Rei (aquela q depois vira amiga da Kira, ñ lembro do nome kkk)... Tipo, na cena ameaçam quebrar as mãos da kira, daí ela diz q se não tiver mãos ela pintaria com os pés e q se tirassem os pés ela pintaria com a boca... VÉIIII ARREPIEI NESSA CENA! Ela mostrou o quanto a pintura e o Rei significavam pra ela, e q não tava disposta a deixar nenhum dos dois!

    Também achei daora os assuntos mais pesados q abordaram, já q é raro serem representados corretamente (sem serem banalizados)... Aliás, só me lembro de BF e Berserk fazendo isso (putz, e falando em Berserk... Caralho, tu vê REALMENTE o puta impacto q um trauma pode gerar não só no personagem, mas em toda a narrativa... Ele trabalha muito bem o verdeiro impacto de assuntos pesados)

    Ah, me lembro também que em Mars a relação do Rei com o irmão dele me chamou atenção, tipo ela me causava uma sensação meio parecida com a Ed 1 de Naruto clássico shaushaushah, uma sensação meio estranha de "algo errado", q no fim era meio o clima da família do Rei... Por fora parecia tudo normal, parecia apenas uma perda de um familiar "como outra qualquer", mas daí a gente vai vendo as várias facetas desse passado e como tudo era bem mais sombrio.

    ETERNAL: Foi outra leitura muito boa! Aliás, confesso q só comecei a ler por causa da capa que tinha O BOY PROTAGONISTA TODO SEDUTOR SHAUSHAUSHAUSHA, daí eu pensei "hummm, tem boy bonito, posso até não curtir a história, mas pelo menos tem boy lindão" shaushausha (mas no fim a história era boa mesmo e eu amei!)

    Ah, me lembro q o mangá passava uma certa tensão com essa coisa de "telepatia" e com o inimigo misterioso, pq no fim ñ se sabia exatamente nem o q o protagonista era, quem dirá o q estava perseguindo eles... E toda a parada de ficção e genética também foi mó daora e bem plausível. O final também foi outra coisa q me surpreendeu, mesmo q o boy tenha morrido eu curti a vibe de "a vida continua e há esperança" com a Mine grávida e talls.

    Ó dos q falta, o q posso te dizer é q NG LIFE tem uma vibe meio Hanakimi, ou seja, um romance e uma galera bem pancada da ideias fazendo maluquice. Já Akayona, tem um enredo e personagens mais tranalhados, há vários mistérios sobre o pai da protaginista, sobre a lenda do 4 dragões, sobre a própria protagonista. Além disso, a protagonista tem um desenvolvimento MUITO bom no decorrer da história, a gente acompanha toda a transição de princesa mimada pra uma garota cada vez mais independente e ativa politicamente. E o romance é uma fofura, ele é bem lento, mas o ritmo combina com a obra, pois ele vai se desenvolvendo a medida q os protagonistas vão encarando as suas fraquezas e se resolvendo internamente enquanto vão fortalecendo seus laços com os dragões sagrados, BEM DAORA!

    Ah, e é lógico TEM HAK MOZÃO ROUBANDO TODAS AS CENAS DE AKAYONA E DRAGÃO STRIPPER! shaushausha

    Enfim, vou ficando por aqui
    Kiss

    ResponderExcluir
  3. Só de ver os traços de alguns dos mangás que você indicou eu fiquei pensando aqui em como tem tanta coisa bacana nos mangás antigos, mas coisas erradas também. Voltei a ler mangás esses dias e acabei vendo um pouco de Hana Yori Dango (porque minha mãe tá vendo o dorama coreano na Netflix e fica me pedindo spoilers, essa abusada)

    Cheguei a acompanhar Kamisama Hajimemashita, mas dropei com o tempo e nem vi a segunda temporada. Da sua lista, o que me deu vontade de ler foi Eternal Sabbath, porque eu sou a louca que adora crimes horríveis e serial-killers, risos nervosos. E já tenho que aproveitar pra perguntar: ONDE VOCÊ LÊ MANGÁS??? MEUS SITES DE LER MANGÁ MORRERAM HOW DO I EVEN?????? Pls help.

    Respondendo seu comment: menina desde que perdi meu pai, qualquer historinha entre mães/pais e filhes me faz chorar, então IMAGINA O RIO QUE FOI AQUI EM CASA?????? EU VENDO ESSE EPISÓDIO SOZINHA NO ESCURO TOMANDO SOPA??? HUAHSUAHUSHUASHUA Fiquei quase a Alice in Wonderland me afogando nas minhas próprias lágrimas. E me conte como você leu a light novel de Violet E. e se vale a pena, porque eu vi que houveram mudanças no enredo e quero chorar de novo versão original, beijos.

    Beixinhos Lives <3

    ResponderExcluir
  4. Lives, menina, preciso te falar uma coisa! Esse mangá de Banana Fish tá os olhos da cara de tão caro, cacetada! Quando achei o primeiro volume na banca logo lembrei de você, mas na hora que achei os QUARENTA E SEIS RURAIS pesei na balança e acabei só levando um volume de Kimetsu no Yaiba mesmo. Se for para ler Banana Fish eu vou fazê-lo online e talvez me arrependa de não ter comprado o volume físico. Mas assim, já deve fazer mais de mês e ele ainda deve tá lá na banca, então acho que não sou a única mão de vaca aqui qqq

    Ao menos espero que o que você comprou tenha chegado em segurança até ti - só consigo me lembrar da vez que completei Os Heróis do Olimpo e o livro que me faltava veio todo amassado.

    Lembro de só ter visto o anime de InuBoku e nele mesmo, não senti a mínima vontade de ir mais a fundo no universo, algo ali me incomodava e acho que tive de me empurrar a animação garganta abaixo pois nem ela eu queria terminar para valer. E mesmo lendo suas impressões não fico nem um pouco empolgada para correr o risco.

    Aaahhh! Eu sei que minha irmã adorava Kamisama!!
    Isso na época em que ela gostava de animes e a gente ficava papeando sobre, bons tempos ;w; lembro dela me atazanar para vê-lo mas nunca fui fundo no assunto - mas isso é problema meu que não suporto shoujos num geral qqq - ano passado ela até conseguiu as temporadas (tem mais de uma né? rkeorkw) baixadas bonitinho mas nem assim eu vi e é beem provável que eu não veja, muito menos leia tão cedo. Porém a trama me lembrou um pouco Fruits Basket, então tô com a impressão que seja realmente bom hhmmm-hhmmmm~

    Os outros dois títulos me intrigaram então vou anotá-los na minha lista invisível de títulos interessantes que já vi por aqui!

    E respondendo a um dos seus comentários: estou lisonjeada que a minha inciativa traduzindo aqueles challenge rendeu frutos a ponto de você querer fazer também! Tá mais que permitida Lives, mas ó, recomendo uma olhadinha no link original (https://aja154ever.tumblr.com/post/166111072025/bungou-stray-dogs-30-day-challenge), vai ver que você quer aproveitar os dias que eu ignorei na maior, né não?

    Sabe que eu tenho uma teoria de que foi o Ranpo a inspiração do Asagiri para começar Bungou? Sei lá mas, por mais que o personagem dele não seja "o principal" sempre acaba ganhando destaque. Sem contar nos diálogos que ele acaba tendo com o Kunikida nos momentos de crise e, curiosamente é sempre o Ranpo que sai ganhando! Acho interessante isso pois enquanto o Kunikida é aquele destinado a assumir a agência, o Ranpo parece ser quem o coloca os pés dele no chão.
    E a Vita Sexualis é sim uma habilidade bacana, poxa! É eu vou defender ela, fight me kroekrow, mas penso que por ser uma que não centra o poder no usuário, depende muito da genialidade dele para que ela realmente valha a pena. Se fosse alguém diferente do Mori acho difícil dela me chamar a atenção, é como a Doppo Poetry, de longe ela não oferece muito ao usuário mas o Kunikida sabe como tirar o melhor dela e ainda assim, salvar o dia no final. É mais uma questão de ponto de vista mesmo. Tô curiosa para saber qual é sua favorita qqq

    Beijos, Snow!

    ResponderExcluir