2.6.20

Segura: Layout Novo


Tá bom ou quer mais? Sim, Lives estava secretamente trabalhando em um layout novo. Verdade seja dita, não era minha pretensão colocar ele hoje, mas como certamente eu sou tudo, menos uma pessoa tranquila/organizada, essa lindeza que me custou alguns dias de trabalho finalmente saiu. E olha que eu pensei em duas formas diferentes de segurar o novo layout: a primeira era esperar até o aniversário do Dama de Ferro (que é em Agosto, ou seja, nada feito), e a segunda foi esperar passar os posts de aniversário do Together, que, aliás, estão todos prontos, e ainda está sendo cogitado um quarto post, uma segunda parte do Revival proposto esse mês. Quem leu o meu Diário do Sambakja, post anterior à esse, deve ter me visto reclamar pelo menos umas dez vezes sobre meu computador estar à ponto de quebrar de vez, e é por isso que eu escrevi logo todos os posts do Together e já passei meu presente da atividade interativa adiante também (aliás, PaMu, devo dizer que você é um amor?).

Essa semana, aliás, foi repleta de conclusões. O Sambakja terminou, o capítulo de Hidrocarbonetos terminou, terminei de ler a saga principal de As Crônicas Vampirescas, dentre outras coisas. Aliás, devo dizer que sou uma guerreira depois de dedicar cinco meses extremamente preciosos à essa série? Sim, ela virou uma das minhas favoritas, mas nem por isso eu vou negar as inúmeras ressalvas que eu tenho com certas decisões de enredo da dona Anne Rice. Pretendo fazer um post mais amplo falando sobre, aproveitando que estão querendo fazer um seriado televisivo dessa série de livros. Bem, mais adiante nesse post, vou falar sobre algumas groselhas de como esse layout foi feito, como foi organizado e sobre como, após anos só editando layouts da Any, eu finalmente consegui "criar" um (as aspas se dão, pois, ainda usei tutoriais da Any). Bem, vamos lá?

OBS: Quem estiver chegando junto nesse post e ainda não ajudou de alguma forma as manifestações pró-BLM (Black Lives Matter, Vidas Negras Importam), por favor, se possível, ajudem. Ainda que você não tenha local de fala, ajude compartilhando informações de pessoas negras, assinando petições. Mas lembrem-se: quem quiser ajudar, ajude porque você acredita de verdade nisso, porque você quer ajudar. Aqui vai o link com uma thread do Twitter com o link das petições com as quais você pode contribuir (www). Como já disse, não tem muito o que eu possa fazer, mas o que eu puder, farei.


Pois bem, vamos começar que eu não queria fazer um layout com coreano, e que a paleta atual também não é a mesma do começo. Em verdade, eu ia fazer uma layout com o tema da Hanekawa Tsubasa, do anime Monogatari Series, que acabou se tornando uma das minhas personagens femininas favoritas dos animes, se ela não tiver se tornado a mais querida. É uma questão de identificação com ela, sabe? Numa futura resenha de Monogatari Series a gente pode conversar melhor sobre, mas vamos lá, voltando ao layout. A paleta da primeira versão era branco/rosa/lilás/cinza, e estava praticamente pronto quando eu olhei para o conjunto final, olhei pra header e pensei: "Está uma desgraça".

Eu já tenho má sorte com header, né não? É a parte de mexer com Photoshop que mais me dá dor de cabeça, sem dúvida nenhuma. Daí depois, eu não sei se foi um post da Shana ou se foi uma conversa no Discord do Together, mas eu acordei para a realidade: o inverno está chegando. Uma coisa levou à outra, eu comecei à pensar em álbuns próprios para se ouvir no inverno (post, aliás, que estarei desenvolvendo nos próximos dias) e me veio ele: Follow - Find you, álbum lançado pelo Monsta X em Outubro de 2019. Eu nem pesquisei no Google pra saber a data de lançamento, eu sei dela de cor e salteado - não pelos motivos certos, no entanto.

Monbebe que passou pelo famigerado dia 31 de Outubro lembra desse lançamento, e eu não vou repetir todo o melodrama de novo, porque já tá ficando repetitivo. Enfim, o álbum em si é maravilhoso, só o período de promoções que foi inassistível. E é curioso pensar que, apesar dos pesares, esse se tornou um álbum muito querido por mim.

Para além das músicas, eu também gosto muito dos photoshoots (ensaios fotográficos), são todos ó *chef kiss* impecáveis. Quando eu me convenci à fazer o layout com o tema de Follow - Find You, eu peguei as fotos do Wonho pra tirar a paleta, que é essa que nós temos agora. Mas vamos ao grande problema: eu ferrei com a header de novo, e me deu algum insight muito estranho que me deu a sensação de vazio, de que estava faltando alguma coisa nesse layout. Assim sendo, surgiu a minha ideia genial: vou pegar a foto da unit. Assim, um layout que era só do Wonho virou dele, do Kihyun e do Hyungwon.

Um primeiro ponto: eu queria que tivesse algo remetendo à água nesse layout, por que tem a ver com o conceito do álbum. E, não sei se deu pra perceber, mas tirando as gifs dos gadgets, tem muita coisa remetendo à água aqui. Temos água preta, água vermelha e água azul cinzenta - bem bonitinhas, todas na paleta que a mamãe planejou me pergunto se alguém achou que eram pedras.

Outra coisa nesse layout é que eu ajeitei muitas coisas que estavam problemáticas no anterior, da Molang. Isso, aliás, foi o grande porque de eu mudar tão rápido os layouts, alguns pequenos problemas no HTML. Agora, nós temos data no post, temos um menu maior e mais organizado no topo do blog e temos páginas novas, incluindo um botão de "Seguir?" mais evidente.

Quanto às paginas, algumas ainda estão em construção, principalmente a de fanfics e a página do bloguinho (nessa última é por causa dos créditos, que eu ainda vou pôr mais detalhadamente), mas sintam-se à vontade para bisoiar.

E também, deixei o texto do blog cinza. Não sei se vai dar certo para todo mundo ver, mas prefiro a fonte cinza. Aliás, cooperem comigo: se encontrarem algum erro de visualização, dificuldade com leitura das fontes ou coisas nessa linha, me avisem pelos comentários, sim?

Por último, eu preciso que vocês me deixem exaltar à mim mesma nesse momento, pois pela primeira vez eu não estraguei uma header! Quer dizer, não está a oitava maravilha do mundo, mas mesmo assim me deixou plenamente satisfeita. Chega dá um alívio no coração, sabe? Sensação de dever cumprido.

E aí, o que vocês acharam? Está bom, estão felizes de ver que Lives está dando uma folga da era clean dela? Me contem suas opiniões. Um xero e até mais <3

5 comentários:

  1. AAAAA ESSE LAYOUT TA TÃO LIVES DE 2016 COM ESSAS CORES, A NOSTALGIA PEGOU FORTE

    eai megazord, suave?
    eu estou assumindo que esses carinhas da tua header são os monsta x porque são os únicos que eu conheço e dona lives encheu meu discord de monsta x (não reclamo, achei deveras informativo ), mas caso sejam outros mocinhos tu me fala hein? e não esquece de panfletar todos os teus artistas favoritos que eu adoro te ler falando das coisas que tu gosta. eu também tenho um leve problema relativo a não absorver 100% da informação, então se estava escrito no post o tema do layout ME DESCULPA porque eu sou uma mula sem desenvolvimento cerebral médio.

    assumo que já to sentindo falta (pra caramba) do sambakja, mesmo que eu tenha errado bonito o ultimo desafio (QUE TAVA TÃO NA CARA. QUE ÓDIO). eu achei o layout incrível e estou muito orgulhoso (provavelmente sem ter esse direitokk) de tu ter feito um layout próprio do zero, uma vez que ficou incrível demais e com certeza não parece que tu fez o teu primeiro. a parte do esqueleto é muito chata, tanto que eu vivo de reciclar meus templates de 2015 e to 100% nem aí (a culpa é minha que com 12 anos eu tinha mais disposição e criatividade que agora, que estou aposentado da carreira de designer?)

    eu já divulguei bastante a respeito do BLM mas não acho certo que eu, como branco, acabe falando mais a respeito disso que as pessoas de cor em si. to vendo muito mais brancos sendo exaltados por fazer o mínimo do que pessoas pretas/indígenas/asiáticas/etc falando sobre diversos problemas sociais e disseminando informação importante. acho legal que a gente tenha essa participação, mas to fazendo meu máximo pra divulgar sem agir como salvador branco das ideias. assinei todas as petições que já achei e as enviei pra todos que conheço, traduzi posts em inglês de pessoas negras que são muito informativos e acho que isso já é uma pequena grande coisa, mesmo sendo o mínimo.

    eu adoro a forma como tu trabalha tão naturalmente com cores escuras, porque sempre que tu as usa teus layouts ficam super "lives", acho que talvez por eu te conhecer desde que somos piticos e tu ter esse costume antigo dos layouts góticos?? achei extremamente bonito e harmonioso pro inverno mesmo, as partes com transparência ficaram um luxo também. não fazia ideia que tu tinha mais dificuldade com a edição de imagens, porque como eu disse antes, sempre pareceu tão natural pra mim que tu fosse a rainha suprema das edições, sabe? sempre vi teus edits e pensei "é lá que quero chegar, brasil". as imagens do fundo lembram água mesmo!! chocado, nunca imaginaria que esse era o conceito proposital sem ler o post, eu só olhei e pensei que massa, parece água.

    eu admito que ficou um pouco difícil de ler o tom de cinza porque eu sou hipermetrope, mas eu dei uma clicada no zoom e isso já resolveu! ficou muito harmonioso com o layout, amei tudo (o criticoh)

    a header ficou lindo demais, e tudo ficou extremamente agradável. sério, to apaixonado. ta no top 10 layouts incríveis de 2020.

    beijo o/

    ResponderExcluir
  2. AI QUE LINDO!!! Liveeeees, parabéns, esse layout tá sensacional!!! Acho que você está certíssima de não tê-lo segurado, porque, por experiência própria, a melhor coisa é a gente colocar um lay novo assim que ele sai do forno! Porque é quando a gente tá mais empolgada com ele hauahauhhau

    Ai, a gente sempre tem uma história pro desenvolvimento dos layouts, né? Adorei a sua que foi cheia de mudança de ideias até chegar na final. Gente, eu não entendo absolutamente nada de Kpop e fiquei boiando na sua explicação, mas bem, posso dizer que: o layout ficou lindo, sim! Ficou bem harmonioso e a header está linda dessa forma. Acho que o bg de água deu um charme super especial e a paleta ficou lindaaaa, nem preciso falar que são cores que eu AMO e que combinam super bem juntas. Os gifs dos gadgets também ficaram muito bons, eu amo esse efeitinho nas imagens! Ah, o menu ficou ótimo lá em cima também! Depois vou passear pelas páginas pra dar uma olhada. Só tenho uma pequena sugestão pro menu, caso você queira e concorde, claro, é só um detalhe: achei os links do menu um pouco escuros, está um tiquinho difícil de ler no meu monitor pelo menos, então de repente colocando uma cor um pouco mais contrastante com o vermelho ele ficaria mais legível? Mas também pode ser só uma coisa do meu PC, não sei! Ah, e o cinza pro texto ficou ótimo! Faz um contraste suficiente, pelo menos no meu monitor e pra minha vista tá bem legível.

    Enfim, é isso, acho que comentei tudo xD Está maravilhoso, Lives, parabéns! Pode se enaltecer o quanto quiser! Ainda mais vendo o quanto você se esforçou e conseguiu fazer um layout próprio e todo bonito desse jeito <3

    Beijoo, se cuida viu! ;*

    ResponderExcluir
  3. Eu vi um efeito de água mesmo no pattern, embora em alguns momentos de relance me lembram amebas no microscópio. HUAHUSAHUSHAUHS isso que dá visitar os blogs depois de horas trabaiando

    Eu gostei da paleta de cores e do header também. Acho que só fiquei curiosa pra ver o que são esses headers "estragados", às vezes é só sua expectativa???? Já fiz muito lay que me disseram que tava lindo e eu achei "méh" porque eu imaginei algo e não consegui reproduzir, HUAHUSAHUSHUAHSU

    Aqui as cores e fontes estão ok, nada impossível de ler não (tirando minha resolução estúpida de grande, mas nada que um zoom não resolva HUAHUSHAUSHUAH)

    Tá de parabáins Lives <3 Espero que seu pc não te deixe na mão tho! D:

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  4. Sou suspeitíssima ao máximo porque amo layouts escuros e adorei essa pattern ao fundo. O conjunto da obra ficou um chuchu, Lives! Arrasou! Consegui ler a fonte tranquilamente ♥
    Também sou dessas que quando finaliza sempre vê que a desgraça tá feita e vai arrumando, ajeitando... Ou fazendo tudo do zero mesmo lol

    Enfim, curti seu processo criativo para o produção do layout!

    Quanto ao teu comentário no blog (thank u ♥): pode ficar tranquila que não foi insensível não. Costumo (ao menos tento) enxergar um lado bom e por isso que pareça sensível de certa forma (na verdade acho que é).

    Um beijo e um pão de queijo pra ti ;*

    ResponderExcluir
  5. Adorei muito receber presente ♥ Vc acertou em cheio meu gosto, ainda mais vc tirou cena favorita do Howl's moving castle! Inclusive, adoro trilha sonora que toca nessa cena ♥
    Seu novo layout ficou maravilindo! O mais interessante foi combinar azul e vermelho que é um processo complicado, mas vc conseguiu, tornando mar da noite meio que tenebrosa... totalmente oposta do layout anterior que é toda delicada ♥ Eu curti muito, e questão de legibilidade está ótima, só diminuiria a letra da frase que está no menu de welcome.

    Kiss
    Tsuki no shita

    ResponderExcluir