9.6.20

Together | O Tal Tema no Escuro

E aí povão gente fina? Tudo bem com vocês daí? Tudo nos conformes comigo daqui. Os últimos dias têm sido bem malucos, em vários sentidos diferentes, e como a bela overthinker de carteirinha que sou, ando fazendo algumas coisas além de estudar para evitar me entregar ao ócio, como plotar minhas fanfics e pensar no que fazer para o aniversário do Dama de Ferro. Eu quero fazer uma humilde comemoração entre nós, que dividimos esse espacinho 10/10, e entreter vocês um pouco. Claro, estou me antecipando um monte, falta no mínimo dois meses para acendermos nossas velinhas, mas é assim que Lives tenta trabalhar, com antecipação. E também porque andei fuçando alguns blogs conhecidos meus e percebi a gama enorme de joguinhos que eu posso trazer para vocês. Quando o mês mais longo do ano Agosto chegar, nós veremos o que é possível fazer.

Falando mais especificamente da blogagem de hoje, eu devo dizer que este é um dos meus posts favoritos do blog, seja pela dedicação que pus nele, seja pela deliciosa nostalgia que ele me provocou. Levei bastante tempo produzindo o texto que vocês vão ler, tentei deixar o mais informativo e enxuto possível, tendo reescrito-o pelo menos umas três vezes. Escrevê-lo de novo, no entanto, não foi uma decisão tomada apenas porque eu achei que estava mal escrito - na verdade, eu acabei encontrando muitas informações e materiais preciosos para inserir aqui, e nesse âmbito, o texto também deveria ser alterado. Ficou uma delicinha, espero que vocês gostem. Vamos, então >>>
TEMA 02 - TRAJETÓRIA BLOGUEIRA

Então, a proposta dessa segunda blogagem é contar um pouco da nossa história nesse país dos maravilhosos que é a blogosfera, não unicamente dando foco ao nosso atual blog, mas na nossa trajetória como um todo - uma verdadeira aventura direto do túnel do tempo...


Pois bem, eu sempre tive interesse em ter um blog. Cresci ouvindo falar de pessoas que tinham um blog, do quão legal era ter um, interagir com pessoas novas de várias partes do país e sobre o quão maravilhosa era a fama que isso atraía. Obviamente, tais ideias eram alimentadas por séries de TV, desenhos e revistas da Capricho que eu pegava com as coleguinhas de turma - isso é, quando alguma delas se prestava à me deixar olhar. É, as amizades do fundamental são  experiências frustrantes só de lembrar (não todas, existe uma única que ainda está guardada no meu coração).

Só que o principal problema nisso é que eu demorei pra ter um computador em casa. Meu primeiro PC veio em 2011, e nessa época meu desejo de ter um blog já tinha esfriado, junto com mais um monte de ideias infantis que eu tinha. Passei bons três anos só jogando, assistindo animes e aqui acolá lendo alguma coisa. Porém, o ponto de virada dessa história chega justamente em 2014, quando eu começo uma das coisas que mais tenho orgulho de ter feito na minha vida: jogar Amor Doce. Sim, isso mesmo, me orgulho pacas de ter jogado Amor Doce, principalmente quando percebo que peguei a melhor fase desse tão querido dating game online - a fase dos memes, dos melhores episódios, do melhor formato da plataforma, e melhor ainda, quando a Beemov ainda aceitava comprar PA e Dólares com crédito do celular. Eu admito que já peguei o celular da minha mãe escondido pra comprar PA. Só uma vez. Das outras eu pedi permissão eu juro. Aí beleza, o que Amor Doce tem à ver com meu blog? Primeiramente: eu costumava colar as respostas certas dos diálogos através de guias disponibilizados em blogs do Amor Doce Castiel nunca foi um paquera fácil, e eu não media esforços para conquistar esse mimizento do caceteSegundamente: eu costumava ver pessoas com perfis bonitinhos e personalizados quando eu ia pedir em amizade, daí eu fiquei interessada, eu também queria um perfil bonitinho.

Nisso, encontrei mais blogs ensinando como mexer em BBCode, encontrei blogs que forneciam bases de perfis gratuitas, e isso foi me conectando cada vez mais a blogosfera. No entanto, quem me deu o start de "quero começar à fazer isso também" foi o Íris Jovem. A menina dona do blog era cosplayer, fazia uns designs muito da hora e tinha um layout de encher os olhos. Ela fazia posts de base de perfil também, só que os dela eram muito mais bem feitos que o resto na minha opinião da época.

Daí eu decidi, sem grandes motivos, criar o Docete Ultra-Revoltada num belo dia 19 de Junho de 2014. Sim, em algum ponto da minha vida, esse nome pareceu uma boa ideia. Lá no Iris Jovem também, eu conheci o Adolescente Nerd, que pra mim foi o achado da época. "Caraaca moleque, um blog que deixa uns negócio de graça mó bonito pra pessoa copiar e colar e tudo de boas? Ganhei na sena, rapá". O "negócio bonito" eram os layouts free, que eu só vim descobrir o nome bem depois por pura falta de atenção. Os primeiros que eu usei foram esses (www - www - www)

Eu tinha um costume terrível no começo, que era botar cores diferentes e terrivelmente destoantes do layout no post, só porque eu gostava de causar mentira, eu só não sabia usar o blogger mesmo. Depois de alguns testes, entendi que as tais "cores diferentes" que eu via no Íris Jovem e no Adolescente Nerd, que ficavam bonitinhas nesses blogs e bizarras no meu, eram os itálicos, negritos, sublinhados e tachados que você alterava no HTML do blog. Vivendo e aprendendo, galerê. Sucedi em pedir pro meu pai me arranjar um editor de imagem com o moço do PC, e ele me instalou o Photoscape lá. Mas rapaz, a criança ficou muito feliz, viu? Finalmente eu ia fazer minhas bases de perfil cheias de frufrus e tchucutchucu, agora eu tinha um editor de imagem de verdade.

Bem, o Photoscape não era lá essas coisas, mas me deu um guia muito básico mesmo de como mexer nesse tipo de programa, que futuramente serviria para me orientar no Photoshop. Alguns meses passaram e eu percebi que essa coisa de blog do Amor Doce não estava trazendo rendimento nenhum, e foi nessa época que eu conheci o Diário de uma Otome (atual Diário Não Tão Secreto Assim), através da lista de parceiro do Íris Jovem. Isso me inspirou à não somente assistir mais animes, como também mudar o foco do meu blog para falar de animes. Aí eu vi que a dona do DdO aceitava parcerias, e eu fiquei interessada. Mas eu vi o blog todo gótico, os posts falando sobre algumas coisas bastante cabeludas para minha cabecinha de pombo 12 anos, e eu pensei: perai, precisamos mudar algumas coisas,  senão nem serei cogitada como parceira. Nessa brincadeira eu acabei conhecendo o Forever Sapo, depois conheci o Chuva de HTML e um mundo totalmente novo de layouts bem feitos. Me apossei do layout Shojo e mudei umas imagens aqui e outras ali, mas nada que o deixasse muito diferente.

Daí só faltava uma coisa: mudar o nome do blog. Eu nem estava ligando muito pro nome, na verdade. Quem me chamou atenção para isso foi meu pai, daí eu fiquei zangada na hora "como assim ele acha um nome tão fantástico como Docete Ultra-Revoltada ruim?" e desafiei-o à propor um nome melhor. Meu pai, um intelectual e fã do Iron Maiden que passou esse vírus metaleiro pra mim, aliás, chegou e propôs Dama de Ferro. Eu gostei do nome e troquei na hora - mas só o nome do blog, o link continuava sendo algo tipo "doceterevolts.blogspot.com". Isso foi num dia 28 de Agosto de 2014, a atual data do aniversário deste lugarzinho.

O nick de Lives, feito por um colega de turma em referência ao meu nome que é Lívia, existiu desde o começo - a diferença é que eu carregava o sobrenome "Lohengrin", em referência ao personagem Dietritch von Lohengrin de Trinity Blood, só pra fazer estilo. Hoje em dia, é só Lives pronúncia Laives mesmo.

Parceria vai, parceria vem, acabei conhecendo muita gente nova que passei à considerar demais, além da Hari e do Rih-kun, meus primeiros parceiros. Essa época me apresentou pessoalmente Any-chan,  que eu só sabia quem era de longe, para a Hina-chan, que eu só conhecia de nome pelos comentários quilométricos no Forever Sapo, e à Bunny, outra colega lusitana muito querida.

Aliás, nessa mesma época, eu percebi através dos templates muito complexos que Any fazia que eu precisava mudar meu jeito de fazer layouts, ou pelo menos tentar entender melhor como funcionava HTML. Essa foi a famosa era de edições dos lays de Any. Nas minhas primeiras tentativas, sempre apostando em vermelho e preto com um pouco de branco, fiz layouts para Alice Madness Returns (que eu não encontrei para mostrar à vocês) e Rule of Rose, que foi a época em que um pessoal da blogosfera, como a Helo e a Lady Smoak, me conheceram.



OBS. Eu tenho vontade de refazer esse layout da Esther Blanckett de Trinity Blood, posto que ela é uma personagem que eu amo e acho que, hoje em dia, tenho condições de fazer um layout melhorzinho pra ela. Inclusive, esse foi meu último layout antes do hiatus.

Valorizo muito até hoje a gentileza com a qual cada uma dessas pessoas me tratou, sendo paciente comigo e a minha inexperiência -  e até mais do que isso. Tais autoras me influenciaram à fazer mais pelo meu blog, à me tornar mais ligada à ele.

Daí eu comecei à tratar o blog como algo pessoal, em que eu respondia à tags, contava do meu dia, dos meus anseios, frustrações, fazia resenha das coisas que andava assistindo, lendo e jogando. Uma das memórias mais felizes que tenho dessa época foi no Natal de 2015: eu inventei uma tag sobre coisas que queríamos para o futuro, e não apenas todas as pessoas que eu indiquei responderam como também passaram ela adiante! Eu fiquei emocionada de verdade, minha gente. Imagine você, uma moçoila de treze anos que tinha uma dificuldade imensa pra criar laços com pessoas fora do seio familiar, sendo notada e bem quista por essa gente, que nunca a conheceu pessoalmente, mas mesmo assim era legal com você e reconhecia suas pequenas evoluções. Tudo, simplesmente tudo pra mim. Eu também comecei à falar de Otome Games e fazer traduções das músicas de Diabolik Lovers e Marginal #4 nesses tempos. Foi algo mal feito, sem dúvida, mas mais pela minha pouca experiência com línguas estrangeiras - eu não tinha má vontade com isso, pelo contrário, nas minhas limitações eu sempre fiz o possível para entregar algo bonitinho. O conjunto desses fatores me levou à ser conhecida como "a menina dos otome-games tarada por ruivos" na blogosfera. Tirando a parte dos ruivos, acho que isso não faz mais sentido hoje em dia mas sim, eu ainda acho Ayato Sakamaki um grande gostoso


Foi ao longo de 2016 que eu descobri uma das coisas mais gloriosas e empolgantes que a blogosfera tinha a oferecer: os projetos. Se não me falha a memória, os primeiros projetos que fiz parte foram o Pensão Koi, administrado pela Mitsu (eu sempre babei muito nos designs dela) e o Onigiri Quase Prédio, administrado pela Sii. Ambos, apesar de minha curta estadia, marcaram muito a vida dessa blogueira - principalmente, pois, algumas novas amizades vieram deles, como a Shana e meu caro amigo Jou. Engraçado pensar que meu único layout clean dessa época rolou porque eu ganhei um evento pelos 12 anos do Hishoku e um sorteio do Cute Universe, e ambos conseguiram me aproximar de seus respectivos autores.


Outros projetos muito legais foram os Contests e Awards. Minha primeira investida nesse meio foram o Magical Awards da Ren e o Winter Awards da Bunny. Um parêntese aqui para dizer que foi uma emoção muito grande ganhar meus primeiros prêmios nesses Awards - desde então, me classifico como a louca das plaquinhas. Isso mesmo que você leu. Daí, fui participando do Hatsukoi Awards, do Emotion Contest e ficando gradativamente muito empolgada com isso, e não apenas eu, pois naqueles anos de 2016~2017, Shana andava bem animada com essas coisas, chegando ao ponto de fazer a oitava e a nona edições do Hatsukoi Awards seguidamente! Quase que eu morro do coração esperando os resultados nessa época.


Quando a Pensão Koi fechou as portas, eu fiquei bem triste, porque eu realmente gostava muito da proposta do projeto, e amava os selinhos personalizados dele me odeio por ter feito a pachorra de perdê-los. Assim sendo, sai, como a grande rata de projetos que sou, atrás de um lugar novo - e nisso eu encontrei o School Idol High School. O destaque aqui se dá porque, além de um curto período como participante regular, eu também virei uma responsável pelo projeto, ao lado de Jou, na época Yuni, e a blogueira Yami. Por conta de casualidades, o projeto acabou se encerrando precocemente, com poucas atividades em desenvolvimento - mas fica marcado como o primeiro projeto no qual eu trabalhei. Inclusive, eu nem lembrava dele, tive um flashback violento quando estava fuçando o Soshyu e encontrei o selinho do projeto por lá - me pergunto se alguém ainda guarda minhas primeiras tentativas de plaquinhas pelo Photoscape.


Quando tudo parecia no auge do auge, o Dama de Ferro entrou num longo hiatus em Janeiro de 2017, que teve pouco mais de três anos de duração. Eu queria me dedicar totalmente ao Ensino Médio, e para além disso, eu também queria aumentar minha bagagem cultural para poder fornecer mais repertório ao conteúdo do DF. Eu quis voltar antes, mas o Ensino Médio foi conturbado, dificilmente sairia alguma coisa boa dos meus posts. Eu não gosto de aparentar tristeza ou cansaço o tempo todo. Na minha cabeça, isso afasta as pessoas. Eu gosto de balancear as coisas, nem tentar ser perfeita o tempo todo, nem só ficar em clima de derrota. Mas, nesses últimos três anos, a última coisa que eu estive foi balanceada. Nesse ínterim, descobri alguns outros hobbies na minha vida, como escrever fanfics, e essas novidades me faziam sentir cada vez mais afastada da blogosfera. Por muitas vezes eu pensei em excluir o blog de vez, por sentir que não havia mais volta para aqueles anos tão contentes. Cheguei a pensar na blogosfera como um terreno morto, no qual não valia mais a pena investir tempo.

Mas algo iria me provar o quanto eu estava errada.

Como eu já expliquei na carta da blogagem anterior, o Together e seu tema sobre coisas da blogosfera que sentimos falta (www) foi o que plantou a sementinha da vontade de voltar. Eu já sabia da existência dele mais ou menos desde o primeiro ano, mas foi só nesse tema que eu comecei à cogitar meu retorno. Vejamos o que algumas blogueiras disseram:

"E ESSE HIATUS ETERNO, COMO FAZ? Não vemos Lives há 1 ano - correrias com a escola, com a vida, tanta coisa que impede a gente de blogar! Ainda assim, saudades dessa menina fofa que fazia muitos posts maneiros. Volta pra nós, Lives, a gente tá na torcida!!!" - Shana
"Eu podia não concordar com tudo o que a Lives dizia, mas gostava muito de falar com ela e admirava a forma como podia ser tão mais nova que eu, mas fazer coisas consideravelmente melhores: começou o blog logo com bastante profissionalismo e conteúdo, aprendeu a voar a editar bases para layout free minhas (se eu me orgulhava por ela usar tantas das minhas bases? hahahaha claro!), e tinha lido provavelmente mais livros do que eu alguma vez deverei vir a ler na vida. Especialmente clássicos [...]" - Any

Tem também um buzilhão de posts da Hina em que ela lembra da minha humilde existência, mas como realmente são um bocado e tem alguns que eu não consegui encontrar (os que eu tinha em mente para quotar aqui), vou deixar ao menos uma menção honrosa porque essa raposinha sensual merece (o que me lembra, muito me orgulha saber que você aprendeu muito sobre literatura comigo, Hina, isso me tocou onde nem petroleiro chega).

Daí, em 09 de Setembro de 2019, eu ressurjo das cinzas para tomar o que é meu de volta. A blogosfera, os amigos, a escrita por diversão que me neguei por tanto tempo. E fui muito bem recebida, diga-se de passagem! Mudei meu link para "ironlladie.blogspot.com" e rapidamente me uni ao Together - com isso qualquer desculpa para não postar foi pro xilindró. Confesso que comecei à fazer parte dele somente como um meio de não parar de postar novamente, mas agora, alguns meses depois de me inscrever, dificilmente consigo ver os próximos meses sem ao menos uma blogagem pro Together no ar. Eu me acostumei, me apeguei à coisa de verdade. Nessa volta, aliás, eu fui abandonando aos poucos meu hábito de edição dos templates de Any. Nosso atual, por exemplo, usa e abusa de tutoriais do Chuva de HTML, de coisas que eu aprendi editando seus layouts, mas foi algo que eu construí, e me orgulho muito disso. Posso dizer que está bem satisfatório - eu mesma já me peguei vendo minhas próprias páginas só pra admirar meu trabalho.

As demais experiências e o ócio da quarentena me levaram a criar o chamado Sambakja Party Time - meu humilde projetinho, cujas desventuras em série você pode testemunhar, sem cortes e sem censura, bem aqui (www). O SPT começou como uma loucura que eu idealizei sem nenhuma grandiosa razão, apenas para treinar designs no Photoshop, divertir o pessoal interessado e, quem sabe, espalhar meu nome pela parte da blogosfera que não me conhecia. Consegui realizar as três metas iniciais e aprender muito sobre administração de projetos, ao ponto de me interessar em fazer outros - talvez um Award? Eu sou louca o suficiente para surgir com uma coisa dessas do nada.


O restante da nossa história ainda está em construção. Posso dizer que aspectos mais recentes são referentes à minha preocupação com a organização do blog, o que me levou à criar novas páginas para cá, e a adesão de fanlistings, dos quais alguns ainda estão me devendo respostas por email para saber se estou dentro ou não. 

Minha história na blogosfera pode ser curta, mas meu Deus, esse post ficou enorme.

UMAS POUCAS PALAVRAS À MAIS...

O Dama de Ferro está prestes à poucos meses de completar seis anos de existência, o que me transmite felicidade e, simultaneamente,  tristeza - afinal, desses seis, temos menos da metade em período ativo. Para todos os efeitos, eu devo dizer que criar e manter um blog fez parte da minha formação como pessoa e, principalmente, sempre esteve ligado com a minha preocupação em criar uma identidade própria, ser o tipo de pessoa que você associa à uma mídia, um costume, um hábito. Aqui, é possível perceber como eu mudei nesses anos, minha progressão individual e como, afinal de contas, eu consegui ter uma identidade própria.

Por fim, o Dama de Ferro se tornou um lugarzinho meu e dos meus leitores, à quem eu passei à recorrer para qualquer coisa. Assuntos que quero falar mas não tem ouvinte interessado, coisas do fundo do coração, que fazem doer ou que o fazem bater mais rápido. O que escrevo aqui sai de um lugar muito particular de mim; coisas eu nunca pensei estar disposta à pôr em palavras. Espero, no futuro, eu e essas pessoas que, juntas, compomos essa e mais outras histórias, continuemos juntas, cada vez mais fortes e reunindo cada vez mais boas histórias, que não levemos apenas nas páginas do blog, mas também nas páginas da vida.

Pois bem, esse foi o post de hoje, espero que vocês tenham gostado. Perdoem o tamanho da criança que saiu, mas Lives realmente se emocionou escrevendo. Um xero e tchauzinho <3

6 comentários:

  1. XABLAU TOME UM TAG https://cute-universe.blogspot.com/2020/06/pequenas-perguntas-pequenas-respostas.html

    ResponderExcluir
  2. Eu diria que uau, você escreve bem para caramba, ao contrário de mim, que estou reaprendendo a ser gente.
    Eu me lembro que ao menos uma vez, participei de projetos, mas como já venho dito, eu nunca fui reconhecida ou me mantive tão a ativa, porque eu era um tipo de pessoa que se trancava dentro do próprio mundo e que não tinha conhecimento do externo.. e agora aqui, vejo o quanto tem pessoas muito especiais e se dedicando muito bem aos seus posts.
    Espero agora, conseguir participar dos seus posts mais ativamente.

    ResponderExcluir
  3. Oi Lives!

    Eu acho que é a minha primeira vez comentando aqui, também descobri que não seguia e comecei a seguir, ás vezes eu penso que estou a muito tempo na blogosfera, mas ainda tem muita coisa que eu não conheço ou nunca ouvi falar, como vários blogs que você citou, o momento que eu comecei a reconhecer os blogs foram nos projetos, também participei do onigiri, participei super pouco da pensão koi e também participei do projeto de high school idols! Ainda nos projetos, fiquei suuuper feliz quando vi que você tinha feito o seu, espero de coração que pense em abrir o sambakja de novo ou quem sabe até criar outro hehe eu amo muito participar de projetos de joguinhos assim, como atualmente o único ativo é o meu fico com muita vontade de participar, mas sendo a pessoa que administra não funciona assim T-T

    Eu passei aqui para deixar o seu presente da troca de presentes do together, pensei bastante e decidi fazer uma playlist com alguns cantores/grupos que estão entre os seus preferidos, espero que você goste deles: https://open.spotify.com/playlist/5csyT9U8tQ9LSOWEsmmRLt?si=v8njlWTcTzqWqOR2KeKcKw

    beijos!

    ResponderExcluir
  4. Uau, por algum motivo que não sei qual eu me diverti muito lendo essa postagem! Sério, eu ia lendo tranquilamente e esbarrava em algo que me fazia rir, mas talvez seja só eu privada de sono querendo cumprir uma meta estúpida que coloquei na cabeça de visitar blogs novos em plena madrugada lmao enfim, eu gostei da leitura. A sua trajetória tendo um blog me foi um tanto quanto surpreendente e aliás, eu nem sabia que a Iris tinha 'voltado' com o blog dela! Lembro de quando a menina era bem famosa por essas bandas, agora parece que ela focou de vez nos cosplays dela.

    Acho que ontem eu devo ter esbarrado num meme do Castiel no pinterest e me acabei de rir, mesmo não entendo nada de Amor Doce! Se não me engano no período em que você esteve ativa, antes de mudar o endereço antigo para o atual, eu estava desativada daqui ou ao menos em caminho disso. A sua tristeza em ver o blog completar anos mesmo com parte dele ter sido inativa é compartilhada por mim, pois mal tinha aberto o meu "clube de artes" e deixei ele em hiatus por uns belos dois anos - mas essa tristeza já passou, como você mesma disse esse cantinho na vasta internet de alguma forma nos auxiliou, nos conduziu a nos moldarmos em quem somos hoje em dia. Sendo um enorme diário virtual ah-haha!

    Acho que nem fiz jus a postagem que me divertiu pacas mas aqui está o meu pensamento :) tenha um bom dia Lives!

    Beijos, Snow!

    ResponderExcluir
  5. HAUEHAUEHAUHEUAA, eu ri do título :B

    Não sei porque, achei que o nome "Dama de Ferro" tinha vindo de "O Diabo Veste Prada". Tem uma parte do filme que a Miranda fala que muita gente a conhecia pelo nome de "Dama de Ferro" (pelo menos na dublagem ficou assim, não sei no áudio original). Só que aí lembrei no Discord que tu mencionou que nunca tinha visto (ou assistiu pouco) e agora entendi perfeitamente de onde surgiu o nome! De "Docete Ultra-Revoltada" pra "Dama de Ferro" é um belo salto!

    Lembrei da vez que a Shana anunciou sua volta na blogosfera e foi aí que ouvi falar de ti pela primeira vez, acho que foi no Discord quando o assunto era "blogueiras que sentíamos falta" e ela te mencionou junto com várias outras blogueiras.

    Adorei saber da sua história e ver seus layouts ♥

    Beijooooos :*

    ResponderExcluir
  6. Eu ri altíssimo do teu pai gongando o nome do seu blog sem escrúpulos, HUAHSUAHSUAHUSHU!

    Achei divertido que a gente teve uma trajetória meio parecida no começo, e fiquei surpresa de saber que acompanho seu blog praticamente desde o começo. Gosto bastante de ver seu crescimento na blogosfera, e dá um outro sentido ler a sua trajetória assim pelos seus olhos Lives <3
    Mas eu vou falar seu nickname errado eternamente porque são 6 anos falando errado na minha cabeça, você acostume-se por favor. HUAHSUAHSUAHUSHAUH!
    Menine, se você achou que eu estava empolgada, saiba que o awards mais pop da minha época tinha 5 edições em 1 semana, e chegou à edição 500 como se fosse nada. HAUHSUAHSUAHUSHA TENHO AS PLAQUINHAS ATÉ HOJE!

    Putz, fico toda mãe coruja com vocês todes falando assim do Together *w*''' Socorro HUAHSUAHUSAUHAHU!

    Beijinhos :*

    ResponderExcluir